*Adauto Ribeiro Repórter — Jornalismo — O volume das águas do Rio — Prefeitos de Itabuna e Ilhéus — USO DE MÁSCARAS: Medida — — Indicações de ministros
*José Adauto Ribeiro Ribeiro da Cruz, Jornalista, Político Filiado ao União Brasil, Secretário Geral da Assembleia Popular Para Criação do Estado de Santa Cruz, Fundador do Movimento Pelo Bônus Regional de 20%, Coordenador do Movimento Vetor Militar Disciplinar em Itabuna e Ativista Social.
Prefeitos de Itabuna e Ilhéus suspendem transporte coletivo durante jogo do Brasil contra Suíça
Os jogos da Seleção na Copa do Mundo mobilizam quase toda a sociedade e provocam adaptações na rotina de trabalho. Será assim em Ilhéus e Itabuna, nesta segunda-feira (28), dia de Brasil x Suíça pela segunda rodada do Grupo G. Trabalhadores e empregadores das duas cidades chegaram a acordo para suspender o trabalho durante o confronto, que começa às 13h.
O Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomércio) recomendou que as lojas suspendam o atendimento trinta minutos antes do jogo e o retome logo o apito final. Já o comércio de Itabuna fechará às 12h30 e reabrirá às 15h30min.
Os ônibus do transporte público de Itabuna param vinte minutos antes do início do jogo e voltam a circular após o duelo. Em Ilhéus, serviço será suspenso cinquenta minutos antes da partida e voltará a funcionar às 15h.
Os serviços públicos que não são considerados essenciais também funcionam em expediente alternativo. Hoje, as repartições municipais de Itabuna fecharão às 12h, e as de Ilhéus, às 12h30.
O volume das águas do Rio cachoeira sobe 5 metros e assusta as populações mais atingidas pelas últimas enchentes
Volume das águas aumentam no Rio Cachoeira - Imagem/Divulgação
Após as chuvas das últimas duas semanas, o clima é de apreensão nas comunidades ribeirinhas do eixo Ilhéus-Itabuna.
O nível do Rio Cachoeira subiu e reavivou as memórias do Natal passado, quando milhares de famílias tiveram suas casas alagadas.
É o caso da Vila Cachoeira, localizada entre a BR-415 e o rio que lhe dá nome. Ali, o Rio Cachoeira já se aproxima de imóveis construídos nas extremidades de seu leito, como mostra o vídeo abaixo, gravado neste domingo (27).
Confira a retrospectiva de algumas cheias do rio:
VÍDEO CHEIAS DE 2022
Canal: Blog Pimenta
1,3 mil visualizações • 28 de nov. de 2022 | Altura do Rio Cachoeira deixa comunidades ribeirinhas em alerta
VÍDEO CHEIAS DE 2022
Canal: Emersonn Santos
235 visualizações • 17 de nov. de 2022 | Cheias do Rio Cachoeira em Itabuna Bahia.
VÍDEO CHEIAS DE 2021
Canal: LUGARES - por Alan Conrado
42.649 visualizações • 26 de dez. de 2021 | Registro histórico da enchente provocada pelas chuvas constantes e aumento do volume do Rio Cachoeira, ocorrida na cidade Itabuna, Bahia, em dezembro de 2021 e que levou o município ao estado de calamidade pública. Imagens do dia 26/12/2021.
VÍDEO CHEIAS DE 2013
Canal: Atelier Rose Guimarães
11.141 visualizações • 10 de nov. de 2013 | Cheia do rio, vista do Beira Rio.
VÍDEO CHEIAS DE 1967
Canal: História de Itabuna
46.087 visualizações • 2 de jun. de 2020 | O mês de Dezembro de 1967 teve céu cinzento durante quase todo o tempo e em alguns dias a chuva persistia por 24 horas. Porém, logo depois do Natal, durante os dias 27 e 28 (quinta e sexta) a população de itabuna presenciaria aquela que até hoje é considerada a maior cheia do Rio Cachoeira.
Todo o centro de Itabuna foi inundado pelas águas, bem como bairros próximos do Rio Cachoeira (Mangabinha, Conceição, Jardim Góes Calmon e Bairro de Fátima) e até alguns mais distantes (como o Pontalzinho e o São Caetano), devido à proximidade com canais. Apenas os bairros mais altos permaneceram inalcançáveis à fúria do Cachoeira. Mas o prejuízo no comércio e na comunidade foram gigantes.
As fotos que aparecem neste foram feitas todas pelo famoso fotógrafo Emerson, que atuava em seu estúdio em um prédio da Av. do Cinquentenário, onde foram feitas a maioria das imagens. Durante o fim de semana que se seguiu (29 e 30 de dezembro) a chuva deu uma trégua e as águas baixaram gradativamente. Outras enchentes aconteceram antes e depois. Mas nenhuma com o volume e força como a famosa ENCHENTE DE 1967.
USO DE MÁSCARAS: Medida foi anunciada pelo governador nesta segunda-feira (28)
O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em alguns ambientes na Bahia. A medida foi anunciada pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (28), durante um evento.
O governador explicou que vai se reunir com a secretária da Saúde (Sesab), Adélia Pinheiro, para analisar os números da pandemia e estabelecer as medidas "de maior proteção". O gestor diz que a situação é preocupante, principalmente em Salvador e Região Metropolitana (RMS). "Há um número crescente de demanda por leitos de UTI e leitos clínicos. A maior demanda etá concentrada na RMS, principalmente na capital. No interior, os números são baixos.
Mas pelo histórico de contaminação, esse foi processo da covid, os números crescem nas maiores cidades e depois vai se espalhando nas cidades do interior", observou.
Os locais onde o uso do equipamento será obrigatório ainda serão definidos, durante a reunião, que acontecerá nesta segunda.
*** Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.
Participe da *Enquete ITABUNA É MEU PARTIDO. Considerando sua avaliação desde a data da posse na Prefeitura. Escolha uma opção e marque como você avalia o desempenho da administração do prefeito Augusto Castro em Itabuna?
Comentarios