Jornalista Adauto Ribeiro com informações da Ascom — Câmara de Vereadores
Alunos, professores e pais que vivem o dia-a-dia da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) protagonizaram a sessão especial que encerrou, sexta-feira (26), a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Itabuna.
Vereador Israel Cardoso — Presidente da Sessão — Foto: Ascom
O ato, solicitado pelo vereador Israel Cardoso (Agir), reforçou a necessidade de a sociedade reforçar as contribuições para manter o trabalho, prestes a completar 49 anos.
Afinal, no momento a entidade não está conseguindo receber recursos públicos, devido à falta de certidões negativas. Segundo a diretora Juilma Nogueira, é transformador o trabalho realizado em favor da inclusão e pela autonomia de cada aluno ali matriculado.
Um cenário nítido nas falas de pessoas como Francisco de Assis, Iago Góes, Adenildo Nascimento e tantos que lá estiveram, demonstrando verdadeira paixão pela APAE.
Enaltecendo o papel único da instituição, Juilma lembrou a dependência hoje exclusiva de doações.
“Queremos que as pessoas que já contribuem continuem contribuindo e as que ainda não conhecem venham conhecer, para ver se gostariam de contribuir”, apelou.
Já o vereador Israel reforçou o necessário movimento para reerguer a entidade.
“Já propomos ao Governo Federal o perdão das dívidas fiscais, para que as instituições venham receber emendas, recursos do município e do estado. Essa é uma luta que vamos travar também ano que vem, para fortalecer as políticas públicas no município. São parceiros fortes, que precisam de atenção”, afirmou.
A diretora Juilma explicou que o trabalho conta com 22 educadores cedidos pela rede municipal ou estadual, assim como os funcionários próprios. Todos são testemunhas dessa ação tão notável, que contempla centenas de famílias em Itabuna e cidades vizinhas.
“O trabalho é feito com muito amor, carinho, simplicidade; buscamos autonomia e reconhecimento da importância da pessoa com deficiência”.
Uma das profissionais envolvidas é a psicóloga e pedagoga Eliana Bispo, que destaca a amplitude das atividades oferecidas. São sessões de fisioterapia, musicoterapia, psicomotricidade, esportes, oficinas de artesanato, entre outras. Tudo para alavancar o desenvolvimento de pessoas de zero a 60 anos, que ali encontram apoio e respeito.
“É uma instituição importantíssima e dá tristeza ver passando por um momento tão difícil em termos de assistência, em todos os sentidos: a estrutura física precisa de reforma, as atividades psicopedagógicas precisam de apoio material, recursos, equipamentos”, enumerou.
SERVIÇO:
A APAE fica na Rua Professora Rita Dantas, número 40, bairro Lomanto. Mais informações sobre doações podem ser obtidas pelos telefones (73) 3211-2595 e 98844-1104.
コメント