Israel Cardoso, Dando Leone e Manoel Porfírio, dentre outros tantos que debateram na última sessão, estão se sentindo desconfortáveis com a má situação de descalabro por que passa a combalida cidade de Itabuna com essa situação que se repete de enchentes e alagamentos.
Itabuna, outrora a terceira cidade do estado da Bahia está uma verdadeira desolação. Chora povo de Itabuna, que o leite derramou.
O ainda líder do prefeito municipal, Manoel Porfírio (PT), de saída para presidir a Fundação Marimbeta, pós vitória petista para o governo do estado, propôs uma 'comissão' para cobrar ações de um prefeito que só vive viajando e larga a cidade aoa seus alagamentos e tristezas.
Com seu estilo demagogo de sempre, o edil, em despedida do cargo, disse: “Não vim para tribuna fazer discurso. Vim propor que façamos uma comissão e converse com o prefeito Augusto Castro (PSD). O que o povo espera de nós é solução.”
Em sua fala, o vereador Israel Cardoso (AGIR) botou o dedo na ferida e disse: “Afinal, por que Itabuna ainda sofre com as chuvas e o que a Câmara e a Prefeitura fizeram até agora“, fazendo menção a uma publicação.
Segundo Israel Cardoso, os pontos abordados na publicação, como o Novo Marco Regulatório do Saneamento em Itabuna, aprovado pela Câmara em 2020, deve ser analisado por uma comissão de parlamentares.
Vereador Israel Cardoso
O assunto se arrasta por anos a fio, (isso não é de agora), sem que saia do papel, enquanto a população, desinformada e alheia aos fatos é quem paga pelos erros dos políticos e pelos próprios erros.
Audiência Pública
Tentando desesperadamente fazer alguma coisa para sanar os danos, a Câmara marcou uma audiência pública com 'especialistas' para o dia 21/11 no horário das 15h para busca de soluções para o sistema de drenagem urbana de Itabuna.
Parece que estou exagerando, mas esse pessoal ainda não percebeu que se deve colocar tubos de diâmetro de 50 centímetros, no mínimo nos tributários para escoamento que devem desaguar em tubos de 100 centímetros, no mínimo, até os canais coletores.
Mas preferem pagar alugueis sociais, dar cestas básicas e outros assistencialismo para manter o povo desinformado e cativos para as próximas eleições.
Debateram principalmente sobre um plano de ação que melhore as condições de enfrentamento ao problema.
Os parlamentares se sentem pressionados pela cobrança da população nas ruas. "Nós é que estamos na ponta", disse o vereador Dando Leone (PDT).
O assunto na Câmara de Itabuna, nesta quarta-feira (16), não poderia ser outro.
As chuvas e as enchentes que dominaram os debates no plenário, ao que parece couberam estas ações, com muito jeitinho para poder continuarem com o status de "base política do prefeito".
Vereador Dando Leone
O prefeito tem em suas mãos os presidentes de bairros, os blogueiros e jornalistas e os vereadores, maioria absoluta em sua base política. Quem perde com isso é Itabuna que se afoga em enchentes cada vez que chove, e como chove nessa cidade.
Essa busca de unanimidade empreendida por Augusto Castro vai se tornar fatal para ele, sem ter quem fale as verdades, quem aponte as falhas, os erros, o fim será a derrocada dele e da cidade. Ele vai ficar achando que está governando bem e na verdade não está.
E ele está se enganando com essa política de não dar oportunidade para nenhuma oposição, outra coisa que ele está se queimando na periferia é com o fato de estar sendo conhecido como o prefeito turista, que só vive viajando as custas do sofrido dinheiro do povo de Itabuna.
Um exemplo disso foi a derrocada nas urnas da candidatura de seu afilhado político, José Alberto. Mesmo com os presidentes de bairros nas mãos, a maioria dos vereadores, os blogueiros e jornalistas, rádios e radialista e de nada adiantou, perdeu.
Tem vereador aí na Câmara que já morreu politicamente, mas existem carreiras promissoras ainda na política para poucos, mais todo cuidado deve ser tomado porque o eleitor de Itabuna gosta de puxar tapete, basta olhar para a composição da legislatura passada e ver que foram poucos o que se salvaram do naufrágio eleitoral.
Comments