top of page
adautoribeirorepor

COVID-19: Com poucas doses o Brasil vai vacinar apenas bebês de 6 a 11 meses contra Covid-19

Estados recebem poucas doses de vacina contra a doença e começa a aplicá-las nesta sexta em alguns estados


Bebês de 6 a 11 meses podem tomar a vacina contra a Covid-19 em Florianópolis nesta sexta-feira – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação


Em Florianópolis começa nesta sexta-feira (17) a vacinação contra a Covid-19 de bebês de 6 a 11 meses. De acordo com a Prefeitura, daquele município, a Secretaria de Saúde recebeu apenas 600 doses de vacina destinada à vacinação de crianças.


O número fez com que a vacinação, que inicialmente seria para as crianças de seis meses aos 3 anos, fosse destinada agora somente aos bebês.


Para as crianças que têm comorbidades, a vacinação está liberada para todas as idades. Para receber o imunizante, os pais ou responsáveis precisam levar um atestado, no modelo ao do site covidômetro.


Segundo a Prefeitura, todas as crianças precisam levar CPF e caderneta de vacinação para receber as doses.


Qual o motivo das poucas doses?


De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância de Santa Catarina), o Ministério da Saúde “só encaminhou ao Estado 34 mil doses”. A pasta defende que a quantia não foi a pedida.


“Organizamos a distribuição dentro do que foi enviado, tendo em vista que a vacina Pfizer para bebês é aplicada em 3 doses”, explica a Dive.


Ainda de acordo com a pasta, cada município recebeu 20% da população total de bebês entre 6 e 11 meses. Há municípios que receberam apenas um frasco com 10 doses, são os casos de cidades como Meleiro, Morro Grande e Passo de Torres, por exemplo.


Aprovação da vacina


No dia 16 de setembro de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a ampliação de uso da vacina do laboratório Pfizer/BioNtech para imunização contra a Covid-19 em crianças entre seis meses e quatro anos de idade.


Para esta avaliação, de acordo com a Dive, a Anvisa contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz também para crianças entre seis meses e quatro anos.


 

Comentarios


bottom of page