Crying In The Rain foi gravada originalmente pela dupla The Everly Brothers em 1962, canção composta por Caroline King (cantora norte-americana famosa também como compositora de sucesso). Chegou ao número 6 da Billboards naquele ano.
Os irmãos Don e Phil Everly começaram a carreira bem cedo, seu pai, Ike Everly, era músico e com a esposa, formou o Everly Family, que viajava os Estados Unidos com shows.
Só em 1957 tornaram-se uma dupla que é considerada umas das percussoras do rock, sim! Enquanto os irmãos Everly eram vistos como "bons moços brancos" e a sociedade norte-americana não via problema no rock deles, muito influenciado pela Contry Music e por isso mais agradável aos ouvidos dos norte-americanos da época, outros contemporâneos deles comiam o pão que o diabo amassou (Chuck Berry, Lillte Richard), talvez até por isso quem comeu o pão que o diabo amassou seja mais lembrado do que eles...
Mas muitas bandas da década de 1960 já começaram tendo como influência esses dois irmãos, como os Beatles e os Beach Boys (tanto que a dupla parou suas atividades em 1973 e em 1983, num retorno, um dos produtores do disco dos irmãos foi Paul McCartney).
Crying In The Rain | A-Ha | https://youtu.be/wzY_vfTEbSU
A-ha | Crying in the Rain
Chorando na Chuva
Eu nunca deixarei você ver
Como o meu coração partido está me machucando
Eu tenho meu orgulho e sei como esconder
Toda a minha tristeza e sofrimento
Eu vou chorar na chuva
Se eu esperar por céus tempestuosos,
Você não distinguirá a chuva das lágrimas nos meus olhos
Você nunca saberá que ainda te amo muito
Só restam mágoas
Eu vou chorar na chuva
Gotas de chuva caindo do céu
Jamais conseguiriam tirar o meu sofrimento
Desde que não estamos juntos
Rezo para que o tempo tempestuoso
Esconda estas lágrimas que espero que você nunca veja
Algum dia quando meu choro tiver acabado
Vou exibir um sorriso e caminhar ao sol
Talvez eu seja um tolo, mas até lá
Querida, você nunca me verá reclamar
Eu vou chorar na chuva
Desde que não estamos juntos
Rezo para que o tempo tempestuoso
Esconda estas lágrimas que espero que você nunca veja
Algum dia quando meu choro tiver acabado
Vou exibir um sorriso e caminhar ao sol
Talvez eu seja um tolo, mas até lá
Querida, você nunca me verá reclamar
Eu vou chorar na chuva
A música original no Brasil também ficou famosa por ser trilha de um comercial, não achei o ano exato nas minhas pesquisas, eu acho que foi depois do sucesso do A-Ha.
O A-Ha tem como marco inicial o ano de 1982 quando Morten Harket, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen, brincando para achar um nome para banda descobriram que A-Ha em várias línguas tem uma conotação boa e que representa um "achei algo novo" e a própria exclamação "aha!".
Decididos a fazerem sucesso saíram da Noruega e foram para a Inglaterra, mais especificamente para Londres, num primeiro momento, nada aconteceu (a banda ainda não era o A-Ha e nem o vocalista o Morten), só numa segunda tentativa é que as coisas aconteceram.
Em 1984 lançam o single de Take On Me que vende apenas 400 cópias, voltam pra estúdio e com nova produção de música no álbum Hunting High And Low, vendem, em 1985, mais de 8 milhões do disco pelo mundo e ainda ganham prêmios da MTV Norte-americana pelo video dessa música em 1986 (um dos meus videos favoritos, ever! e agora descubro, na Wikipedia, que o video é inspirado no filme Altered State de Ken Russell, é pra eu caçar!). A partir daí começa a "A-Hamania" que chegou ao Brasil, a partir de 1986 todas as músicas do primeiro e segundo disco tocavam o dia todo nas rádios e Take On Me era a música preferida dos concursos televisivos de aeróbica, outra febre. Em 1989, se me lembro bem, houve o primeiro show da banda, e lembro da histeria que rolava, eu ainda não estava entendendo direito aquela mulherada louca pela banda porque lembro que foi uma loucura de passar até no Jornal Nacional.
Em 1991 eles voltam no Rock in Rio II e batem o recorde de público 198 mil pessoas no Maracanã para vê-los, nesse mesmo ano fazem mais shows pelo Brasil divulgando o CD East Of The Sun West Of The Moon, quarto CD da banda e do qual faz parte a cover dos irmãos Everly.
A banda A-Ha deu um tempo nas atividades em 1994 e voltou em 1998, nesse período os membros se focaram em suas carreiras solos, Morten chegou a fazer sucesso com uma música no Brasil, A Kind Of Christmas Card.
Em 2010 fizeram as últimas apresentações (que eu perdi) e encerraram as atividades da banda.
Nova Turnê
Em primeiro show da nova turnê no Brasil, A-Ha emociona fãs de diferentes gerações em Pernambuco, o grupo norueguês de rock se apresentou, numa noite da quarta-feira (13/07/022), no Classic Hall, em Olinda. Esta foi a quarta vez que a banda fez show no estado.
A expectativa pelo show do A-Ha em Pernambuco foi tão grande que todos os ingressos esgotaram ainda no mês de novembro de 2021, sendo completamente vendidos em apenas quatro dias.
Os noruegueses subiram ao palco por volta das 22h, com direito à saudação ao público em português. O baixista e tecladista Magne Furuholmen mandou um "Boa noite, Recife, tudo bem?".
A turnê brasileira, iniciada em Pernambuco, celebra os 35 anos do álbum "Hunting High and Low", que contém sucessos como "Take On Me", "The Sun Always Shines on TV" e "Train On Thought".
A banda de rock também se apresentou nas cidades de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
Comments