top of page
adautoribeirorepor

Fique atento aos alimentos que mais são fraudados pela indústria alimentícia

Adauto Ribeiro Repórter - Jornalismo

Alguns alimentos sofrem grandes variações no mercado e, segundo a pesquisa do Journal of Food Science, estes alimentos podem surpreender.


Alguns alimentos sofrem grandes variações no mercado e, segundo a pesquisa do Journal of Food Science, esses alimentos podem surpreender.


Muita gente não sabe, mas os alimentos são facilmente fraudados pela indústria, e isso acontece quando há grandes substituições de elementos químicos do alimento.


A BRC V7 Food, uma regra global para a produção dos alimentos, aponta a fraude como “substituição, adição, diluição intencional de um alimento, matéria-prima ou a falsificação de um produto ou material, com a finalidade de um ganho financeiro, pelo aumento do valor aparente ou pela redução de custos em sua produção”.


Por isso, o Journal of Food Science pesquisou no mercado quais são os alimentos que estão mais propensos a serem adulterados, assim como também foi analisado como acontecem essas trocas, podendo até mesmo chegar a existir a falsificação do produto, lembrando que, mediante o Código Penal Brasileiro, a fraude alimentar é crime! Se for identificada qualquer alteração em produtos alimentares, é completamente possível denunciar para a vigilância sanitária.


Azeite

Existem diversos azeites com preços variados, desde os mais caros aos mais acessíveis. É preciso verificar a composição da marca para ter a certeza de que o azeite não passa de uma adulteração feita de óleo de avelã, de palma e de milho.


Café

Está entre as bebidas preferidas do brasileiro, mas é um alimento que pode ser adulterado com facilidade. Os cafés podem ser misturados com restos de milho, pedra, pedaços de árvore e outras coisas.


Açafrão

Está entre os temperos mais caros e mais requisitados de todo o mundo e esta é a causa de ser facilmente adulterado. A especiaria pura é um pouco mais cara, por isso a fraude pode ser lucrativa para quem faz a troca. Pode vir com amido de milho misturado ao corante e até mesmo com pó de gelatina.


Leite

Pode ser fraudado com diversos líquidos, como soda cáustica, água e soro. Todas as etapas da produção do leite podem ser facilmente adulteradas.


Mel

O mel considerado puro vai cristalizar e é o recomendado para o uso. A pesquisa do Journal of Food Science apontou que grande parte do mel utilizado no EUA contém glicose e frutose.


Suco de laranja

O suco de laranja geralmente é misturado com outras coisas: extrato de páprica, extrato de flor e até suco de uva. Já aconteceu de detectarem nos sucos de laranja alguns fungos que são capazes de alterar a originalidade.


Suco de maçã

O suco de maçã tem forte manipulação de arsênio, xarope de milho, ácido málico e adoçante sintético. O suco natural da fruta pode ser muito diferente do que é vendido nas prateleiras.


 

Comments


bottom of page