top of page
adautoribeirorepor

Fotografada pedindo dinheiro; menina viu a vida mudar e se tornou modelo com ajuda de Miss Universo

Chamada de Cinderela de Lucban; a menina tem hoje 18 anos e cerca de 200 mil seguidores

Rita Gaviola: A menina foi fotografada enquanto pedia dinheiro pelas ruas em Lucban, nas Filipinas, e o olhar profundo chamou a atenção da mídia internacional


No lugar da mulher indefesa, vemos a protagonista que se salva e que ajuda todos ao seu redor, mostrando que as mulheres podem muito bem tomar as rédeas da própria vida. Indo de encontro a essas narrativas da fantasia, temos alguns casos que fogem da normalidade, como o de Rita Gaviola que, aos 13 anos, foi fotografada nas ruas de Lucban, nas Filipinas, quando pedia esmolas.


Ressignificando contos de fadas, a cada ano que passa vemos mulheres cada vez mais conscientes de seu lugar nos espaços públicos e privados. Ainda que o empoderamento de forma coletiva esteja distante de acontecer, os casos de mulheres que subvertem ideias pré-concebidas têm se tornado destaque nas redes sociais, em grupos e até mesmo na mídia tradicional.

 

Projeto Talita Cumi: Trabalhando o amor pelas meninas em estado de vulnerabilidade em toda a sua amplitude, o projeto tem como objetivo a produção e propagação de conteúdos que incentivem as pessoas a ajudarem meninas e mulheres a se erguerem em todas as áreas de suas vidas.

 

Chamada de “Cinderela de Lucban” ou de “Garota Bajau”, em referência à minoria étnica, também conhecida como ciganos do mar ou nômades do mar, de pescadores que habitam o Sudeste asiático, Rita foi clicada pelo fotógrafo filipino Topher Quinto Burgos, no Festival Pahiyas, em Lucban, em maio de 2016. Ela estava pedindo comida nas ruas durante o festival, e foi justamente quando o profissional capturou algumas imagens que traduzissem o local e a população.


O pai de Rita trabalhava como catador de material reciclável e sua mãe ficava em casa, cuidando dos seis filhos, incluindo a menina. Nenhuma das crianças frequentava a escola e a família mal conseguia colocar comida na mesa, por isso, sempre que podia, ela ia para as ruas em busca de doações.


Foto/Reprodução/Instagram


Deparando-se com Rita nas ruas, Topher decidiu clicá-la para representar a população da região e sua realidade. O fotógrafo compartilhou as imagens nas redes sociais, e foi a partir desse momento que a vida da menina mudou completamente, já que sua beleza e seu olhar atraíram a atenção de muitas pessoas, incluindo famosos e rainhas da beleza do país.


Foto/Reprodução/Instagram


A miss universo 2015, a também filipina Hillarie Danielle Parungao, a miss international Filipinas 2014, Bianca Guidotti, e a miss earth 2015, Angelia Ong, usaram seus perfis pessoais na época para elogiar a beleza de Rita, buscando dar ainda mais visibilidade para a garota. Com traços marcantes e uma postura considerada adequada para o mundo da moda, muitas marcas e grandes nomes da indústria começaram a chamá-la para trabalhos.


Foto/Reprodução/Instagram


Com quase 200 mil seguidores no Instagram, Rita passou a conceder entrevistas, trabalhar para várias marcas importantes de seu país e internacionais, estrear em séries de TV, além de ser a participante mais jovem a entrar no reality show Big Brother das Filipinas. A fotografia, considerada aleatória por muitos, mudou a vida da jovem para sempre, fazendo com que sua família também pudesse ter novas oportunidades.


A jovem ainda é chamada de Cinderela de Lucban, Rita se mostra determinada a fazer da sua sorte um caminho de mudanças. Investindo na sua educação e fazendo alguns trabalhos de moda pontuais, ela tem mostrado que quer tomar as rédeas da sua história, fazendo daquela foto um pontapé para alcançar o mundo.


 

Comentários


bottom of page