Policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no DF
Ataques dos Três Poderes marcaram do dia 8 de janeiro | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Governo analisa medidas anti golpe para endurecer penalizações, regular redes e criar guarda nacional
A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira (27/1), a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Policiais federais em suas estações de trabalho - Imagem: Twitter/PF
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entrega "Pacote da Democracia" ao presidente da República. As medidas visam conter eventos como os atos antidemocráticos cometidos em 8 de janeiro.
Segundo Dino, há quatro propostas no pacote: uma emenda constitucional para a criação da Guarda Nacional, uma medida provisória para definir que conteúdos antidemocráticos sejam excluídos da internet e dois projetos de lei (PLs).
Comments