top of page
adautoribeirorepor

Mais um estado começa a produção do novo RG; saiba qual

Sgurança Pública: A produção da nova Carteira de Identidade está acontecendo de forma gradativa nos estados. Veja qual estado passou a adotar o novo modelo


A Carteira de Identidade Nacional ganhou um novo modelo, inclusive, muitos estados já adotaram sua confecção. A mudança está acontecendo aos poucos no país, pois as regiões estão se adaptando ao novo modelo. Este novo modelo traz um novo design na versão física, além de disponibilizar uma versão online aos cidadãos. Recentemente, mais um estado começou a confeccionar a nova carteira, no caso, o estado de Goiás.

A atualização do documento acontece de forma gratuita e quem precisa fazer o registro pela primeira vez, ou fazer a atualização do documento, já saíra com a nova versão. O documento é feito em órgãos públicos como a Secretaria de Segurança Pública (SSP).


Os estados têm até o dia 6 de março do próximo ano para se atualizarem para o novo modelo. De acordo com o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, é muito importante que todos os estados trabalhem para a unificação do documento.

Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão”, disse ele.

Entre as mudanças que a nova carteira de identidade traz estão a autenticação com QR Code, a adoção de padrões internacionais (que também são encontrados em passaportes), biometria obrigatória, naturalidade do cidadão, descrição do grupo sanguíneo e RH, e padronização nacional. A validade do documento varia entre as idades. Então, crianças de 0 a 12 anos terão que atualizar o documento no prazo de 5 anos. Pessoas entre 12 e 60 anos, o prazo de atualização é de 10 anos. Para maiores de 60 anos a validade é indeterminada.


No momento, o novo RG se dará apenas para aquelas pessoas que precisam atualizar a carteira de identidade, ou mesmo para aquelas que contam com informações incorretas no cadastro e precisam regularizar a situação.


A produção do novo documento em Goiás acontece nos seguintes pontos:

  • Unidade Vapt-Vupt da Praça Cívica, em Goiânia (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira);

  • Unidade Vapt-Vupt do Anashopping de Anápolis (Avenida Universitária, 2.045);

  • Posto da prefeitura de Alexânia (Rua 15 de Novembro, nº 6).

Se você não sabe se o seu estado já começou a produção do novo documento de identidade, é possível acessar essa informação por meio dos órgãos de identificação estaduais.


 


Comments


bottom of page