Reportagem Especial do Itabuna Digital News, Blog Rio cachoeira e Blog Adauto Ribeiro Repórter
No início do ano, mais precisamente no início de fevereiro a prefeitura de Itabuna, informou que os moradores que dependem do transporte coletivo, já contariam com mais ônibus circulando na cidade. A administração municipal disse que a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – Settran está disponibilizando nove ônibus a mais na cidade.
Circuitos que seriam beneficiados
O governo municipal informava ainda que entre as rotas que seriam beneficiadas estariam as do circuito Centro, Hospital de Base via Mangabinha e condomínio Gabriela, Centro, via São Caetano, que ganhou dois ônibus. Jardim Primavera – Centro, via Vila Anália e Novo São Caetano. Maria Pinheiro – Centro, via Vila Zara e São Pedro, além da rota Nova Itabuna – Beira Rio.
Ônibus coletivo — Itabuna
O coordenador de Transporte Coletivo Settran, Cláudio Gilberto Silva, tinha dito que os bairros onde já havia a circulação de ônibus, ganharam reforço para atender à demanda da população seguindo orientação do secretário Thales Silva.
As rotas são: Jardim América – Centro, Santa Clara – Centro e Jorge Amado – Centro. “Cada linha desta ganhou mais um ônibus. No Jardim América, por exemplo, a espera reduziu-se de 15 para 12 minutos”, afirmou Cláudio Gilberto. Atualmente, Itabuna tem em números oficiais, 49 ônibus na zona urbana e 4 na zona rural. Só a região do Jardim Primavera ganhou mais dois ônibus do transporte público.
No entanto, me breves conversas com os usuários do serviço, o blog Itabuna Digital News, constatou que a insatisfação com a prestação de serviço da Atlântico, empresa que venceu a licitação, é muito grande.
Desconfiança da população
Segundo os usuários, "a prefeitura mente sobre os transportes, pois não está nada bom, poucos ônibus, atrasos, ônibus quebrando, sujos e desconfortáveis" como disse Marina Fernandes, estudante de Comunicação Social. Para Patrícia Ribeiro, residente no Jardim Primavera, "o serviço deixa a desejar" e não entende porque a empresa Atlântico trabalha tão mal, ganha da prefeitura, cobra a tarifa, mas opera mal seu serviço de transporte.
Alguns estudantes da rede pública de educação, em sua maioria adolescentes, estavam revoltados com o descaso da empresa com os horários e também até irritados, chamando o prefeito Augusto Castro de "mentiroso" e "enganador".
Entenda o caso
A situação do sistema transporte coletivo em Itabuna, operado pela empresa Atlântico Transporte, que em dois contratos firmados com a prefeitura local para apenas um ano superam R$ 25 milhões, foi bastante criticado por vereadores em sessão ordinária da Câmara Municipal na última quarta-feira (10).
Dando Leone (PDT) — Vereador
O vereador Dando Leone, como é conhecido Wanderson Pereira Leone, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), cobrou do prefeito Augusto Castro, do Partido Social Democrático (PSD), “que tire a venda dos olhos” e afirmou que o transporte público está “envergonhando esta cidade”.
Insatisfação popular
Além das frequentes ocorrências de ônibus quebrado pelas vias da cidade, Dando leone relacionou os itens não cumpridos do contrato, como falta de ar condicionado e wi-fi. “O povo paga, a prefeitura paga por um serviço de péssima qualidade”, alfinetou outro vereador.
Vereador Dando Leone (PDT) — Sempre atuante e fiscalizando de perto
O vereador destacou a redução da oferta de ônibus depois das 20h. “Depois das 20 horas, lugares como avenida ‘Kennedy e Princesa Isabel não recebem transporte; Itabuna já teve 285 ônibus; hoje são 50. O transporte está dando raiva na população, está decepcionando a cidade”, disse outro vereador.
As queixas dos vereadores ficaram sem explicações pela ausência de um representante da empresa na Câmara e também da ausência de uma autoridade do setor encaminhado pela prefeitura que não mandou ninguém para dar explicações.
Contradições da prefeitura de Itabuna
A prefeitura anunciou outra novidade, é que após a inauguração da Maternidade Otaciana Pinto, situada no Loteamento Nossa Senhora das Graças, teria sido acrescentado mais um ônibus para atender aquela localidade. A rota é Centro – Mangabinha – Centro Comercial – Maternidade e Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas os usuários reclamam da demora e desconfiam até da existência desse ônibus.
“A ampliação dos ônibus, linhas e itinerários foi determinada pelo de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para melhorar o dia a dia da população. Nós observamos, inclusive, que o número de reclamações, na nossa central caiu em relação a horários”, comemora o coordenador de Transporte Coletivo da Settran.
Mais uma vez, vemos uma declaração contraditória feita por parte da prefeitura, feita através coordenador de Transporte Coletivo da Settran.
Ele disse ainda, que todos os dias é realizada a fiscalização na saída dos ônibus. “Estamos atentos ao sistema de transporte coletivo. Começamos a fiscalizar às 4 horas da madrugada, quando o ônibus sai da garagem para cumprir as linhas e encerramos à meia-noite. Observamos o sistema, a estrutura física, iluminação e sinalização do transporte”, garantiu Claudio Gilberto Silva.
São flagrantes e notórias as contradições e inverdades anunciadas pela prefeitura, através de prepostos da Settran.
Cabe urgentemente à Câmara de Vereadores de Itabuna, tomar as providências cabíveis, pois é de sua responsabilidade pelo papel fiscalizador que deve exercer por atribuição e dever ofício.
Nota da Redação: Esta reportagem foi publicada no Itabuna Digital News, Blog Rio cachoeira e Blog Adauto Ribeiro Repórter e compartilhada no Twitter e no Facebook. Twitter é uma rede social e um serviço de microblog, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Facebook é propriedade de Meta, Inc., um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social com sede em Menlo Park, Califórnia. Se você deseja comentar ou fazer uma denúncia e não quer que sua denuncia seja publicada, envie de forma sigilosa para nosso e-mail: adauto.jornalismo@bol.com.br
Comments