top of page
adautoribeirorepor

Projeto incentiva pesquisas sobre violência contra as mulheres

Com informações da Agência Senado


Tramita no Senado projeto de lei que estimula a pesquisa sobre a violência contra as mulheres. O PL 2.112/2022 inclui entre os objetivos da Política Nacional de Dados e Informações relacionadas à Violência contra as Mulheres (Pnainfo) a organização de concursos de monografias sobre o tema.


Foto/Reprodução: Unlisted Stock Photos / Stock Photos


A Pnainfo foi criada pela Lei 14.232, de outubro do ano passado. A lei prevê a instituição do Registro Unificado de Dados e Informações sobre Violência contra as Mulheres. Esse banco de dados eletrônico conterá "informações e dados sobre os registros administrativos referentes ao tema, sobre os serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência e sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres".


Pelo projeto, da senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE), será criado um concurso de monografias com base nesse registro, incentivando assim a produção científica sobre a questão.


"A inovação seria uma espécie de convite amplo à sociedade civil para participar do combate à violência doméstica e familiar. Entendemos que é salutar o intercâmbio de ideias com instituições da sociedade civil, entre elas, universidades e outros centros de excelência na produção do conhecimento", explica a senadora na justificação do projeto.


A senadora acrescenta ainda que "a Lei Maria da Penha [Lei 11.340, de 2006] somente se tornou possível porque foi idealizada por um consórcio de entidades não governamentais de promoção dos direitos das mulheres, que elaborou o anteprojeto submetido à discussão pelos órgãos técnicos do Executivo e, posteriormente, objeto de debates em âmbito legislativo".


 

Nota da Redação: Esta reportagem foi publicada no Itabuna Digital News, Blog Rio cachoeira e Blog Adauto Ribeiro Repórter e compartilhada no Twitter e no Facebook. Twitter é uma rede social e um serviço de microblog, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Facebook é propriedade de Meta, Inc., um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social com sede em Menlo Park, Califórnia. Se você deseja comentar ou fazer uma denúncia e não quer que sua denuncia seja publicada, envie de forma sigilosa para nosso e-mail: adauto.jornalismo@bol.com.br


 

Comments


bottom of page