top of page
adautoribeirorepor

SEUS DIREITOS: Como se inscrever no programa social para conseguir a CNH gratuita?


Ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está fora da realidade de muitos brasileiros, por isso, existe este programa social que pode garantir o acesso para muitos.


Os valores, entre autoescola e exames, podem chegar a até R$ 3 mil em alguns estados.


Pessoas que vivem em situações financeiras vulneráveis encontram dificuldade na hora de conseguir a habilitação.


Por conta desses valores altos, alguns lugares começaram a oferecer de forma gratuita a CNH, o mais novo estado a aderir ao programa foi o Espírito Santo, que já começou a disponibilizá-la para algumas pessoas e, segundo informações, o processo de cerca de 3 mil pessoas está em andamento para ser concluído.


Essas vagas do Detran são do programa CNH Social.


A Carteira é exigida em alguns ambientes de trabalho e a pessoa que está habilitada para dirigir também aumenta as suas chances de conseguir um trabalho digno.


A CNH não é somente uma forma de se locomover, mas uma oportunidade a mais para estar no mercado de trabalho e dentro dos padrões atuais oferecidos para um emprego.


A CNH Social, que fornece aos brasileiros a chance de adquirir a habilitação de forma gratuita, serve para a categoria B, que é a primeira habilitação, e para as categorias D e E, respectivamente.


Segundo o Detran do ES, os candidatos terão até o feriado, dia 2 de novembro, para realizar a inscrição no programa. Para ter acesso em todo o país, será preciso entrar em contato com o Detran responsável pela região em que reside.


A inscrição no programa CNH Social


O Espírito Santo, que aderiu recentemente ao programa, dispõe um site para que as pessoas possam realizar a inscrição:


Se o candidato for aprovado e estiver dentro dos critérios, todas as etapas para tirar a CNH serão pagas. Antes de tudo, é preciso lembrar que cada Detran possui suas regras próprias, mas algumas exigências são cobradas em unanimidade para obter a CNH social:


• Receber benefícios de programas sociais; • PcD (Pessoas com Deficiência); • Ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único); • Ser estudante da rede pública de ensino e apresentar bom desempenho; • Estar desempregado há 1 ano.


 

Comments


bottom of page