Emasa promove aumento de preços e estaria fazendo cobranças indevidas do serviço de coleta e tratamento de esgoto onde ainda não há fornecimento em pleno funcionamento
Questionamento envolve a falta de tratamento do sistema de esgoto onde não está plenamente instalado e funcionando – Foto/Divulgação
A série de queixas da população ao reajuste na conta de água em Itabuna motivou convocação da Emasa na Câmara de Vereadores. Conforme decidido por unanimidade, deverão prestar esclarecimentos o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento, Raymundo Mendes Filho e demais responsáveis.
O anunciado aumento de 9,95% na tarifa provoca reclamações constantes, inclusive pelo abastecimento precário em alguns bairros e o própio tratamento do esgoto que é inexistente. “O povo não está aguentando a água cara do jeito que está”, afirmou Gilson da Oficina (PL).
Alguns edis vão solicitar que a empresa não realize o desconto de quaisquer valores em fatura pelo serviço de esgotamento sanitário das unidades consumidoras enquanto o sistema de tratamento de esgoto não estiver instalado e em pleno funcionamento nos bairros da cidade.
Os enfatiza que o contrato de concessão e a própria proposta comercial da concessionária já embutiram os valores referentes às ligações de água e esgotamento na estimativa de investimento da prestadora de serviços, sendo que os mesmos estão vinculados às metas inicialmente previstas para novas instalações e correm por conta dos recursos financeiros arrecadados por meio da tarifa mensal usualmente cobrada dos consumidores.
Na mesma linha, edis como Manoel Porfírio (PT) e Dando Leone (PDT) lembraram a indignação dos itabunenses. O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), mediou a discussão, destacou que a Mesa Diretora acompanha a decisão do plenário e todos aguardam os esclarecimentos dos convocados.
Comments