Macron e outros líderes mundiais comentaram invasões e vandalismo que ocorreram na tarde deste domingo
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que protestam contra o resultado das eleições presidenciais, vandalizando o interior dos prédios | Reprodução
Líderes mundiais se manifestaram nas redes sociais sobre a invasão dos Três Poderes na tarde deste domingo (8.jan), em Brasília. Em atos golpistas, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram vandalizados. O presidente da França, Emmanuel Macron, prestou "apoio incondicional" ao presidente Lula (PT). "A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O Presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França", afirmou.
O presidente da Espanha, Pedro Sanchéz, também declarou apoio a Lula e condenou a invasão. "Todo o meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente a invasão ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática", disse.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, também repudiou a tentativa de golpe. "Ataque inapresentável aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia", afirmou.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, demonstrou solidariedade a Lula e afirmou que o "fascismo decidiu atacar". "Toda minha solidariedade a Lula e ao povo brasileiro. O fascismo decide atacar.
Os direitos não têm conseguido manter o pacto de não-violência. É hora urgente da reunião da OEA se ela quiser continuar vivendo como instituição e aplicar a carta democrática", afirmou.
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, disse que a ação golpista deste domingo é de "natureza fascista". "Condenamos o ataque às instituições em Brasília, que constitui uma ação condenável e um ataque direto à democracia. Essas ações são indesculpáveis ??e de natureza fascista", disse.
O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, também condenou as invasões.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, também condenou os ataque de hoje.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que protestam contra o resultado das eleições presidenciais, vandalizando o interior dos prédios. De acordo com policiais que atuam para reprimir os atos de vandalismo, alguns manifestantes estão armados.
ความคิดเห็น