Descoberta foi feita por Constance Morris, especialista em animais marinhos na costa da Cornualha, no Reino Unido
Peixe foi identificado como baiacu oceânico da espécie Lagocephalus lagocephalus – Foto: Reprodução/ Constance Morris
Um peixe raro e que tem um veneno com cerca de 1.200 vezes mais potente que o cianeto foi encontrado em uma praia na costa da Cornualha, no Reino Unido.
Quem fez a descoberta foi Constance Morris, uma especialista em animais marinhos que estava de férias. O veneno é chamado tetrodotoxina. As informações são do R7.
Em entrevista à agência de conteúdo Pen News, Constance afirmou que percebeu imediatamente que algo muito incomum acontecera quando viu o peixe — que identificou posteriormente como um baiacu oceânico (Lagocephalus lagocephalus) — enquanto era bicado por um grupo de gaivotas.
Veneno ainda não possui antídoto
Estimativas apontam que cada baiacu carrega toxina suficiente para matar cerca de 30 humanos adultos, e não existe nenhum antídoto para a substância.
“Enquanto esperava minha família se reunir, eu estava olhando para a praia quando notei algumas gaivotas de dorso preto bicando um peixe. Ao caminhar até o animal, soube instantaneamente que era um achado incomum”, disse Constance, em entrevista à Pen News.
Como não sabia o que era, ela lançou mão de um kit com luvas e sacolas para pegar o peixe e guardá-lo em uma bolsa.
O animal é tão raro de ser encontrado na superfície que nem a especialista o identificou imediatamente, e contou com a ajuda de colegas para saber que se tratava do baiacu, considerado o peixe mais venenoso conhecido.
Com a enchentes em grandes e pequenas cidades do Brasil, é bom ficar atento com os peixes que aparecem nas águas que estão transbordando dos rios, pode de alguma espécie inapropriada para o consumo.
Comments